De acordo com a administração municipal, as medidas foram tomadas por conta das dificuldades enfrentadas na rede pública e privada de saúde do município.

Cidade de Governador Valadares Tiago Lopes/InterTV dos Vales O Decreto Municipal N° 11.187, que estabelece novos horários para o comércio e outros estabelecimentos na cidade, foi publicado nesta sexta-feira (3) pela Prefeitura de Governador Valadares. De acordo com o documento, nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho, só poderá funcionar o comércio essencial no município.

Já os não essenciais, poderão exercer as atividades somente por delivery, drive-thru ou entrega no balcão. Para os dias 6 a 10 de julho, a Prefeitura estabeleceu novos horários para alguns estabelecimentos, com o intuito de evitar aglomerações no transporte coletivo urbano.

Confira: Veja o horário de funcionamento de cada segmento Segundo a administração municipal, os supermercados estão permitidos abrir de 6h até à meia-noite para reduzir a aglomeração de pessoas, além de reservar um período de atendimento exclusivo aos idosos. Cirurgias eletivas realizadas no sistema público, quanto no privado, exceto as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, estão suspensas, conforme o decreto. A Prefeitura determina, também, que empresas que possuem mais de 30 funcionários sejam responsáveis para elaborar, em cinco dias, “um plano de contingência em que se prevejam as ações a serem adotadas, caso se verifique a existência de caso confirmado de Covid-19 dentre seus empregados”. De acordo com o decreto, essas medidas foram tomadas por conta das dificuldades enfrentadas no sistema de saúde público e privado no município, que alegam falta de recursos humanos e obstáculos na obtenção de insumos para tratamento de casos confirmados e suspeitos da Covid-19. Veja mais notícias da região em G1 Vales de Minas Gerais.