Além disso, UEMA abriu matrículas para o Calendário Especial 2020.3, com aulas ministradas de forma remota, por conta do isolamento social.

Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do G1 Maranhão na semana de 21 a 27 de junho.

Domingo (21) Microscópio mostra amostra de primeiro caso do coronavírus Sars-Cov-2 nos EUA, isolado em laboratório.

Hannah A Bullock; Azaibi Tamin/CDC Maranhão registrou 386 novos casos em 24 e ultrapassou ps 70 mil infectados pelo coronavírus.

De acordo com Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado chegou a 70.059 infectados, 1.721 mortos e 46.936 recuperados.

Os óbitos confirmados pela Covid-19 foram registrados nas cidades de Anajatuba, Bacabal, Buriticupu, Codó, Marajá do Sena, Pinheiro, Ribamar Fiquene, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Lago da Pedra, São José de Ribamar, Amarante do Maranhão, Açailândia, Coelho Neto e São Luís.

Segunda-feira (22) Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Hemomar mudou protocolos e começou a aceitar a doação de sangue de homens LGBT.

A decisão do STF derruba a proibição e garante que homens gays, bissexuais e mulheres trans passem pela triagem clínica regular feita a todos os demais doadores voluntários.

Doar sangue é um gesto solidário Getty Images Também na segunda o município de Vitorino Freire entrou em 'lockdown' (bloqueio total).

A região possui 588 casos do novo coronavírus e uma morte confirmada.

Ainda assim, a prefeitura entendeu que é momento de restringir a circulação de pessoas na cidade por 10 dias. Prefeitura e Polícia Militar durante lockdown em Vitorino Freire Divulgação/Prefeitura de Vitorino Freire Terça-feira (23) Mais de mil candidatos faltaram na 2ª etapa do PAES 2019 da UEMA Divulgação/Governo do Maranhão A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) abriu matrículas para o Calendário Especial 2020.3, com aulas ministradas de forma remota, por conta do isolamento social.

A adesão ao calendário por alunos e professores será facultativa.

Curta-metragem de professoras e alunos do IEMA é selecionado em Mostra Latino Americana Divulgação O curta-metragem “REInaldo” foi selecionado no Concurso “Cine em Casa” para participar da “Mostra Red Cine Comunidade e Diversidade”, que acontece em julho deste ano.

O curta é uma produção de professoras e alunos da Escola de Cinema do Maranhão, unidade vocacional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Quarta-feira (24) A Justiça concedeu liberdade a um homem acusado de estupro e tentativa de homicídio contra uma mulher, com base no excesso de tempo da prisão preventiva e cita uma suposta falta de ação da Polícia Civil no Maranhão.

A decisão é da juíza Kalina Alencar Cunha Feitosa, no dia 19 de maio deste ano. Fogo destrói mercadinho após incêndio em São Luís; VÍDEO Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde de quarta em um mercadinho na Vila Mauro Fecury, em São Luís.

Segundo o Corpo de Bombeiros, "o fogo se concentrou no segundo pavimento da edificação, local em que funcionava um depósito com muitos materiais de fácil combustão".

Quinta-feira (25) A nuvem de poeira "Godzilla" que viajou 10 km do deserto do Saara e chegou em parte da América do Norte e Central na quarta-feira (25), não deve provocar uma tempestade de areia no Maranhão, caso chegue ao litoral do estado.

Segundo Hallam Cerqueira, do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o fenômeno que é comum no planeta, não deve alcançar a superfície atmosférica do estado, mas pode alterar a coloração do céu do litoral maranhense. Sexta-feira (26) Em entrevista coletiva realizada pela internet na manhã de sexta o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), divulgou novas medidas no combate ao novo coronavírus.

Dino anunciou foco de ações para o leste maranhense que tem tido um alto crescimento da Covid-19, revelou que publicará um novo decreto para unidades de ensino e disse que terá uma reunião de definição ainda na sexta para tratar das liberações de praças de alimentação de shoppings. Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) Reprodução/TV Mirante Também na sexta, a Polícia Civil anunciou que fará nesta segunda-feira (29) uma reconstituição do assassinato do publicitário Diogo Costa, ocorrido no dia 16 de junho na região da Lagoa da Jansen, em São Luís.

Raimundo Cláudio Diniz (à esquerda) confessou ter matado o publicitário Diogo Costa (à direita), após uma briga de trânsito, em São Luís Paulo Soares e Arquivo Pessoal Sábado (27) O Maranhão tem 78.115 casos confirmados de Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na noite de sábado (27).

Só nas últimas 24h, foram registrados 1.417 casos novos.

São 1.943 óbitos pela doença e 57.370 pessoas curadas.

Nas últimas 24h a SES registrou 37 mortes em 16 municípios e 1.533 ao todo, segundo dados divulgados no boletim epidemiológico.

Modelo 3D do Sars-Cov-2, o novo coroavírus Reprodução/Visual Science